Hora do Planeta: Cidades brasileiras apagam as luzes neste sábado contra aquecimento global

02:13 Geral, Notícias 25/03/2017 - 08h00 Manaus Embed

Bianca Paiva

Neste sábado (25),  as luzes de milhares de residências e de monumentos em várias partes do mundo serão desligadas durante uma hora.

 

O ato faz parte do movimento Hora do Planeta, iniciado em março de 2007, pela organização não governamental ambientalista WWF, para chamar a atenção para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

 

No Brasil, pelo menos 95 cidades aderiram à iniciativa. Mais de 500 prédios devem ficar no escuro durante uma hora, a partir das 20h30. 

 

Segundo o ambientalista André Nahur, a Hora do Planeta é um convite à reflexão sobre o meio ambiente.

 

Sonora: “A Hora do Planeta é um momento em que o WWF convida pessoas do mundo todo a desligarem a luz do ambiente que estão para que reflitam sobre seus modos de consumo, sobre o consumo de energia e também os impactos que a gente causa na natureza. É um convite para um protesto contra todo esse impacto que a gente causa na natureza e acaba voltando para nós de uma maneira muito negativa. Veja a questão do racionamento de água que estamos tendo em várias cidades. Está tudo conectado”. 

 

Na Amazônia, pelo menos sete cidades já aderiram à Hora do Planeta 2017, entre elas, Manaus.

 

A capital amazonense vai promover uma programação especial no Parque Municipal Senador Arthur Virgílio Filho, antiga Lagoa do Japiim, no bairro de mesmo nome, a partir das 18h. 

 

Haverá apresentações artísticas e musicais, feira gastronômica, atividades educativas para crianças, distribuição de mudas e de material educativo relacionado a mudanças climáticas e comércio de produtos sustentáveis e feitos de produtos reciclados. A entrada é gratuita. As luzes da Lagoa do Japiim serão apagadas durante uma hora, a partir das 20h30.

 

No ano passado, 156 municípios brasileiros participaram oficialmente da Hora do Planeta.

 

As luzes de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos, ficaram desligadas por 60 minutos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique