Inpa alerta autoridades para cheia no Rio Negro e enchentes no Amazonas

01:38 Geral, Notícias 20/03/2017 - 19h51 Brasília Embed

Renata Martins

O nível do Rio Negro pode subir acima da média durante as chuvas deste ano na Amazônia Central. De acordo com previsão do Inpa, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o manancial pode chegar a 29 metros e 18 centímetros: um metro e meio a mais que a média histórica.

 

De acordo com o pesquisador do Inpa, Jochen Schongart, as cheias ocorrem anualmente, porém nos últimos 10 anos grandes enchentes acima 29 metros foram registradas.

 

Entre as causas para essas cheias mais acentuadas está o La Niña. O fenômeno intensifica as circulações atmosféricas trazendo mais chuvas para a Amazônia.

 

Para o pesquisador, com o alerta, as autoridades podem se preparar para enfrentar a cheia na região que pode atingir Manaus e o entorno. Na capital amazonense, o pico ocorre normalmente na segunda quinzena de junho.

 

A Defesa Civil do Amazonas informou que monitora constantemente a situação dos rios e que os municípios estão fazendo o levantando das famílias vulneráveis às enchentes.

 

Outras regiões do Amazonas já estão em situação de emergência por causa das chuvas. É o caso dos municípios na calha do Juruá e no Alto Solimões.