Licitação de trem-bala ligando Brasília a Goiânia deve ser feita ainda este ano

02:27 Geral, Especiais 02/04/2017 - 11h09 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

Uma tecnologia na mobilidade poderia unir dois estados de forma mais rápida e bem mais barata. O projeto popularmente conhecido como trem-bala, que ligaria Brasília à Goiânia, poderia ser a solução para muita gente igual a Fabiana Pullem, que viaja entre as duas capitais quase todo fim de semana.

 

Apelidado de “Transpequi”, o novo projeto ferroviário já teve o estudo de viabilidade concluído. A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, foi a responsável pela análise, que custou cerca de R$ 5,5 milhões e avaliou a viabilidade do projeto. Mas esse foi só o primeiro passo. Agora, é preciso lançar uma licitação para que as obras comecem.

 

De acordo com o projeto da ANTT, o investimento necessário para construir o trem regional gira em torno de R$ 7 bilhões. O recurso para construção virá de uma parceria entre o setor privado e os governos do Distrito Federal, de Goiás e o próprio governo Federal.

 

O presidente do Metrô DF, Marcelo Dourado, afirma que a licitação para o início das obras deve ser feita ainda este ano.

 

O percurso construído será de 207 quilômetros que permitirão ao “transpequi” operar a uma velocidade de até 160 km/h a um custo médio de 60 reais. Depois de pronto, o trem-bala será de responsabilidade do Metrô DF, que cuida de todo transporte sobre trilhos do Distrito Federal.

 

Por ser um transporte interestadual, as obras ficam a cargo do Ministério dos Transportes. Nós procuramos a Ministério para mais detalhes sobre o andamento do projeto, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta edição.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique