Minas Gerais confirma 99 mortes por febre amarela

01:34 Geral, Notícias 03/03/2017 - 18h04 Belo Horizonte Embed

Léo Rodrigues

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou na tarde desta sexta-feira mais um boletim epidemiológico com dados do surto de febre amarela no estado. Já são 99 mortes com confirmação para a doença. 87,8% destes casos envolvem vítimas do sexo masculino com média de idade de 45 anos. Outras 82 mortes continuam em investigação.

 

Ao todo, o estado contabiliza 1063 notificações, das quais 57 foram descartadas e 260 já são casos confirmados. Os boletins da SES-MG estão sendo divulgados às terças e sextas-feiras. O atual surto já é considerado o maior no Brasil desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica. Até então, a situação mais grave havia ocorrido em 2000, quando morreram 40 pessoas.

 

O total de municípios mineiros com casos confirmados de infecção é 46. Outras 88 cidades possuem casos suspeitos. Os quadros mais preocupantes são os de Ladainha, Novo Cruzeiro e Caratinga, cidades que já possuem mais de 20 confirmações da doença.

 

A febre amarela é causada por vírus e atinge humanos e macacos. A principal forma de combatê-la é através da vacinação da população. Belo Horizonte ainda não possui nenhuma notificação de infecção em humanos, embora já tenha resultados positivos na análise de macacos encontrados mortos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique