No Dia do Consumidor, campanha orienta pais a proteger crianças da publicidade na internet

01:40 Geral, Notícias 15/03/2017 - 11h19 Brasília Embed

Márcia Wonghon

Dicas para incentivar os pais e familiares a proteger as crianças da publicidade, camuflada de entretenimento, veiculada na internet, estão sendo divulgadas hoje (15), no Dia do Consumidor.

 

A campanha, promovida pelo Instituto Alana, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, é realizada em parceria com entidade internacional  que reúne organizações de defesa do consumidor de diversos países.

 

Entre as orientações, estão limitar o tempo de uso na internet, conhecer os aplicativos acessados e instalar bloqueador de publicidade.

 

De acordo com Renato Godoy, assessor de Relações Governamentais do Instituto Alana, a ideia da iniciativa, lançada nas redes sociais, é ampliar a reflexão sobre os impactos nocivos da publicidade direcionada às crianças.

 

Sonora: "A internet deve ser um espaço de respeito aos direitos da criança e do adolescente, da não utilização da criança como ferramenta mercadológica, nem como alvo do mercado, para venda fácil de produtos, se valendo da deficiência de experiência de julgamento da criança, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor."

 

Godoy considera importante lembrar que já existe um entendimento dos legisladores brasileiros de que a publicidade direcionada ao público infantil, seja por meio de TV, rádio, jornal ou internet, é abusiva e ilegal, por resultar no estímulo ao consumo precoce.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique