Outono chega com previsão de menos chuvas do que a média histórica

02:39 Geral, Notícias 20/03/2017 - 18h41 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

O outono começou às 7 e 29 da manhã desta segunda-feira, horário de Brasília. Além de ser uma época na qual há mais folhas secas pelo chão, o começo da estação pode apresentar temperaturas acima da média prevista.

 

De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia do Rio de Janeiro, os primeiros dias de outono serão ainda mais quentes e chuvosos.

 

Ainda segundo a meteorologista, nas regiões Norte e Nordeste do país, a previsão é de chuva abaixo da média histórica. Já no Centro-Oeste, no Sudeste e em boa parte da Bahia, o período é de transição, com alternância de períodos de chuva com períodos de seca. No Sul do país, a previsão é de menos chuva que o esperado.

 

Marlene Leal explica que neste outono, o estado do Rio de Janeiro poderá ter temperaturas quase tão baixas quanto no inverno.

 

O início da estação também é marcado pelo equinócio de outono, quando o dia e a noite têm praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores e as noites maiores até o início do inverno.

 

Com informações de Alana Gandra, da Agência Brasil