Postos de saúde do Rio tem longa fila de espera para vacinação contra febre amarela

02:34 Geral, Notícias 17/03/2017 - 17h55 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Quem procurou os postos do centro e da zona norte do Rio para se vacinar contra a febre amarela nesta sexta-feira teve que aguardar cerca de três horas na fila.

 

Aproximadamente 150 pessoas esperavam para tomar a vacina em um posto na Rua Evaristo da Veiga, na Cinelândia. Já a fila em um posto na Rua Heitor Beltrão, na Tijuca, tinha mais de 200 pessoas. Houve distribuição de senhas nos dois locais e era grande o número de famílias que foram se vacinar, como o casal Luis Antônio e Maria Lúcia e o filho de seis anos.

 

Depois da primeira morte confirmada na cidade de Casimiro de Abreu, a 120 quilômetros da capital fluminense, o Estado deve adquirir 4 milhões de doses da vacina. A contadora Nilda Coelho mora em Rio Bonito, cidade próxima a Casimiro de Abreu, e perto da Reserva Florestal Poço das Antas, local com grande concentração de macacos.

 

É válido lembrar que a capital e região metropolitana do Rio ainda não estão sob campanha de vacinação. A ação começou apenas em Casimiro de Abreu, que já recebeu um lote com 1 milhão de doses que serão distribuídas também para outros municípios próximos.

 

A vacina não é recomendada para crianças menores de nove meses, gestantes, pessoas com alergia a ovo, pacientes transplantados e com doenças autoimunes. Para quem é doador de sangue, segundo o Hemorio, é preciso esperar quatro semanas após a vacinação para voltar a doar.

 

Os postos de vacinação vão continuar abertos para atender a demanda neste sábado. De 8 horas da manhã ao meio dia, 34 unidades de saúde vão disponibilizar as vacinas para a população. De segunda a sexta, os postos funcionam de 8 da manhã até as 8 da noite. Os endereços das unidades estão no site www.rio.rj.gov.br/web/sms/vacinação.