Aprenda a ter segurança no mundo digital e não deixar vazar arquivos pessoais

11:37 Geral, Entrevistas 29/04/2017 - 09h24 Brasília Embed

Apresentação Luiza Inês

A apresentadora Luiza Inês conversa com o engenheiro de segurança de uma empresa de segurança digital, Nelson Barbosa sobre o vazamento de arquivos pessoais, tais como fotos íntimas, algo que não é exclusivo do mundo dos famosos, não.

 

Ele afirma que “a prevenção é sempre o melhor remédio”. Em primeiro lugar, o usuário tem que pensar bem se, realmente, quer compartilhar o tipo de arquivo que está à sua disposição. E destaca que, hoje em dia, é preciso ter uma senha forte de bloqueio dos arquivos do smartphone, um bom pacote de proteção antivírus, um firewall, um rastreador que localize o celular remotamente, um aplicativo que permita apagar os arquivos, se o dispositivo, eventualmente, se extraviar. É preciso também tomar cuidado com as redes domésticas públicas oferecidas em restaurantes, lanchonetes, cafés, shoppings, por meio de Wi-Fi.

 

E, pode parecer óbvio que isto não se faz, mas compartilhar senha, nem pensar. Afinal, é possível que a pessoa use de forma leviana os dados que ali estão disponíveis.

 

A íntegra desta entrevista foi veiculada no programa Cotidiano, da Rádio Nacional AM Brasília.