Desabamento de casarão deixa três mortos em Salvador

Defesa Civil

Publicado em 25/04/2017 - 20:36 Por Sayonara Moreno, da Agência Brasil - Salvador (BA)

O desabamento de um casarão, de arquitetura colonial, tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, resultou na morte de três pessoas, em Salvador. A perícia no local foi realizada nesta terça-feira, por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil.


Segundo imagens gravadas por vizinhos, o muro do casarão desabitado desabou sobre parte da casa ao lado, onde estavam as vítimas. A ocorrência foi registrada, no fim da noite de segunda-feira, na Ladeira da Soledade, Centro da capital baiana.

 

A SSP, Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que a Delegacia Territorial da Lapinha vai instaurar inquérito “para apurar as causas e responsabilidades” do desabamento. Os vizinhos e sobreviventes também serão ouvidos durante a investigação.

 

Todas as vítimas são da mesma família. Morreram : Paulo Deminco, de 44 anos, Ana Paula Deminco, 34, e José Deminco, 73 anos. Outras duas pessoas ficaram feridas: Juan Deminco, de 12 anos, e Simone Carreiro, 30 anos. Eles foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado e tiveram alta nesta terça-feira.

 

Em nota, a Defesa Civil de Salvador informou que vem prestando assistência psicológica e social às vítimas e familiares. Afirma ainda que já havia vistoriado o imóvel e na época chegou a alertar os moradores das redondezas“para deixarem o local, determinando ao responsável que sustentasse a estrutura condenada ou executasse “restauração com urgência.

 

* A prefeitura de Salvador informou que o proprietário do imóvel, José Ivo da Costa Santos permanece foragido.

 

* Segundo a Defesa Civil de Salvador, atualmente 120 imóveis estão com estrutura condenada, somente na capital baiana. A partir da avaliação, notificações são encaminhadas aos donos e órgãos responsáveis, caso sejam prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou pelo IPAC.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo