Manaus adota novo esquema de vacinação

Saúde

Publicado em 04/04/2017 - 16:11 Por Bianca Paiva - Manaus (AM)

As faixas etárias recomendadas para as vacinas tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, meningogócica C e hepatite A foram alteradas para crianças, adolescentes e adultos em Manaus.

 

De acordo com a Semsa, Secretaria Municipal de Saúde, o novo esquema vacinal segue as recomendações da Política Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.

 

O objetivo é aumentar a proteção da população contra as doenças que podem ser evitadas, manter a eliminação do sarampo e da rubéola e prevenir novas contaminações por caxumba e coqueluche.

 

Agora a vacinação contra Hepatite A, antes aplicada em crianças de no máximo 2 anos de idade, passa a ser disponibilizada para crianças menores de 5 anos, e a Tetra Viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), que também só era indicada até os 2 anos, passa a ser oferecida para crianças de 15 meses até 4 anos.

 

Já a vacina contra o HPV poderá ser aplicada em meninas de até 14 anos e meninos de 12 e de 13 anos de idade. Antes era oferecida apenas a meninas de 9 a 13 anos.

 

Ela vai continuar disponível para homens e mulheres entre 9 e 26 anos que vivem com HIV. Adolescentes de 12 e 13 anos poderão receber a Meningocócica C.

 

A vacina dTpa Adulto (contra difteria, tétano e coqueluche) agora também é recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana até 40 dias após o parto. Nesse caso, os bebês são imunizados através das mães.

 

Devido a surtos de caxumba registrados nos últimos anos no país, uma segunda dose da tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, passa a ser indicada para a população de 20 a 29 anos, ampliando a idade máxima anterior, que era de 19 anos.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, com exceção da BCG, estão disponíveis em 182 salas de vacinas em unidades de saúde da capital amazonense.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo