Na Trilha da História: Blues, a origem do estilo musical que nasceu entre os escravos americanos

05:58 Geral, Programetes 26/04/2017 - 20h56 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo, e este é o Na Trilha da História. Hoje (26), nós vamos falar sobre a trajetória do blues e, para isso, convidamos a banda Geriatric Blues Band! E essa música que você tá ouvindo de fundo é Little Red Rooster, de Willie Dixon, gravada pelo pessoal da Geriatric aqui, nos estúdios da EBC, especialmente para o nosso programa!

 

O guitarrista da banda Antônio Augusto explica que as origens desse estilo musical remontam à escravidão nos campos de algodão do sul Estados Unidos. “O blues começa com uma música de trabalho porque era a forma que eles tinham de aliviar o sofrimento. Um aspecto interessante é a questão da chamada resposta. Um dos trabalhadores cantava um verso e os demais respondiam no ritmo."


Já o vocalista Luiz Rabelo detalha as temáticas desse início do blues. "Tudo decorria de uma cultura oral, e muitas dessas músicas tinham uma temática religiosa. Era um apelo a Deus para o alívio do sofrimento porque as condições de trabalho dos negros, nos campos de algodão, eram terríveis. O blues era uma forma de aliviar o espírito."


Com o tempo, o ritmo ganhou instrumentos musicais, e os músicos começaram a se apresentar em bares na região do Delta do Mississippi, como explica Luiz Rabelo. "Essa região do Delta do Mississippi, que é uma região que acompanha o curso do rio Mississippi, se destacou por causa dos primeiros blueseiros que surgiram nessa região. O nome mais conhecido é Robert Johnson, que gravou cerca de 30 canções. Elas se tornaram grandes sucessos na voz de outros artistas, posteriormente."

 

Um passo importante para a divulgação do estilo musical foi dado com a migração dos negros sulistas para Chicago, no Nordeste dos Estados Unidos, no final da primeira metade do século XX. O guitarrista Antonio Augusto conta que outro passo foi a utilização da guitarra elétrica. "Ele subiu para Chicago e, lá, ele passou a usar o instrumento elétrico que dava o volume necessário para apresentações maiores, em lugares com mais ruídos."


Um marco na história do blues foi a criação, em Chicago, da gravadora a Chess Records. O ano era 1950. "Se cria uma gravadora em Chicago exclusivamente de blues. Dois irmãos ucranianos eram os donos da gravadora e percebem o que ninguém havia percebido: o quanto aquele pessoal todo era talentoso."


Com o violão eletrificado, vinis e o rádio, o blues começa a ganhar os Estados Unidos... e o mundo, chamando atenção, inclusive, de bandas inglesas, como os Rollings Stones e os Beatles.  "Os ingleses é que redescobriram o blues, e essa redescoberta fez com que os americanos também o redescobrissem. Foi preciso que um outro país redescobrisse o blues para que os Estados Unidos voltasse a dar valor."

 

 

 


Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique