Prefeitura do Rio retoma obras do BRT Transbrasil

02:48 Geral, Notícias 10/04/2017 - 18h32 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

As obras do BRT Transbrasil, corredor expresso que ligará Deodoro, na zona Oeste, ao centro do Rio de Janeiro pela Avenida Brasil, foram retomadas nesta segunda-feira.

 

As intervenções começam de forma gradativa e a previsão é que sejam concluídas até junho de 2018. A construção da Transbrasil estava paralisada desde os Jogos Olímpicos, em agosto do ano passado.

 

O reinício acontece após um acordo de reajustamento de contrato entre o município e o consórcio Transbrasil, no valor de R$ 115 milhões.

 

A prioridade da prefeitura será o trajeto que liga Deodoro a passarela dois da Avenida Brasil, na altura do Caju. Inicialmente, o Transbrasil não funcionará como BRT, com ônibus biarticulados. Isso só ocorrerá após a licitação e a conclusão de três terminais.

 

Embora o serviço tenha sido retomado, as intervenções no trânsito só acontecem a partir do próximo fim de semana, entre os bairros de Ramos e da Penha, no sentido Zona Oeste.

 

Durante a cerimônia que oficializou o reinício das intervenções, na Ilha do Governador, o prefeito Marcelo Crivella conversou com os operários contratados e voltou a criticar a antiga gestão e acusou Eduardo Paes de abandonar obras.

 

Já o secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa, afirmou que a antiga gestão deixou quase  R$ 1 bilhão em dívidas de obras realizadas e não pagas, valor que não constava nas Restos a Pagar da secretaria.

 

Índio acusou o ex-prefeito Eduardo Paes de desrespeitar a lei de responsabilidade fiscal e promover “motocicletada”, que, segundo ele, é uma “pedalada fiscal turbinada com gasolina”.

 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do ex-prefeito Eduardo Paes, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique