Agentes penitenciários protestam em defesa de aposentadoria diferenciada

01:47 Geral, Notícias 03/05/2017 - 00h48 Brasília Embed

Kariane Costa

Cerca de 500 agentes penitenciários invadiram nessa terça-feira o Ministério da Justiça na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

 

O grupo reivindicou o mesmo tratamento dado aos agentes de polícia, que tem direito à aposentadoria diferenciada por conta dos riscos da profissão.

 

No fim da noite, os agentes penitenciários foram recebidos pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio. Após a reunião, os servidores deixaram o local.

 

O vice-presidente da Força Sindical, Daniel Grandolfo, disse que foi possível um acordo.

 

A PEC 308 que tramita na Câmara e a PEC 14 no senado transforma a carreira de agente penitenciário em polícias penitenciárias federal e estaduais.

 

Já o deputado, Lincoln Portela do PRB, que intermediou encontro, esclareceu que não houve um compromisso do Ministro, de resolver a situação. Mas disse que Serraglio garantiu que não haverá oposição do governo se os agentes penitenciários conseguirem incluir novamente a  aposentadoria diferenciada no texto da reforma previdenciária.

 

A aposentadoria diferenciada para os agentes penitenciários foi retirada do texto original da proposta pelo relator da matéria, deputado Arthur Maia.

 

O parecer de Maia deve ser votado na Comissão Especial da Câmara do Deputados até amanhã, quinta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique