Antônio da Costa é exonerado da presidência da Funai

Recursos

Publicado em 05/05/2017 - 12:42 Por Graziele Bezerra - Brasília

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5) a exoneração do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa.


A passagem de Antonio Costa pela fundação foi rápida. Ele foi nomeado em 16 de janeiro deste ano pelo então ministro da Justiça Alexandre de Moraes. 


Desde que assumiu o cargo, Antonio Costa falava dos cortes orçamentários de 44% sofridos pela Funai. Cortes que levaram a Fundação Nacional do Índio a interromper o trabalho de cinco das 19 bases de proteção a índios isolados e de recente contato.


Nesta semana, ao comentar os ataques a índios Gamela, no interior do Maranhão, Costa voltou a falar da falta de dinheiro e como a fundação teria que lidar com a situação. 


“A Funai está fazendo seu papel, embora de forma muito difícil, pelo momento que nós estamos passando, pelo momento que o país passa, mas nós já tomamos providência para adaptar as questões orçamentárias dentro da nova realidade de trabalho, para que não falte, lá na ponta, a assistência devida”, afirmou Costa.


O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, também comentou, nesta semana, o contingenciamento sofrido pela Funai. 


“Quanto aos recursos, na verdade o que houve é um contingenciamento em âmbito generalizado. Não é a Funai que sofreu qualquer corte diferenciado. Nenhum centavo a mais ou a menos foi destinado à Funai que não fosse o que se procedeu a todos os órgãos do Ministério da Justiça.” 


A exoneração de Antônio Costa foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Ainda não há indicação de substituto.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo