História Hoje: Código Morse - Primeira transmissão telegráfica completa 173 anos

03:11 Geral, Programetes 24/05/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Carmen Lúcia

Sons contínuos e pausas longas ou breves... Uma combinação específica de pontos e traços capazes de representar todas as letras do alfabeto e todos os números. Essa é a base da comunicação por Código Morse.

 

Desenvolvido por Samuel Finley Breese Morse, em 1835,  esse é um sistema binário de representação à distância e que ficou mundialmente conhecido por Código Morse. Mas foi somente em 24 de maio de 1844, que Morse conseguiu enviar a primeira mensagem telegráfica. Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre o código ou já o viu sendo utilizado em filmes.

 

O mundo está repleto de símbolos. Pontuações... Letras, palavras, frases... Por meio dos sinais gráficos, aprendemos a codificar o que queremos dizer. Caracteres que expressam quantidades, pensamentos, sentimentos.

 

As pessoas sempre tiveram a necessidade de dizer ao outro algo ou alguma coisa. Ainda nos tempos dos homens das cavernas, as pinturas rupestres já esboçavam esse desejo.

 

Um salto no tempo e... Combinações organizadas de símbolos passam a formar palavras e frases. E de qualquer ponto do globo passamos a nos comunicar em longa distância.

 

Os grandes navegadores foram os que mais desfrutaram desta nova tecnologia. E foi no Estreito de Dover, em 1899, que foi realizado oficialmente o primeiro resgate no mar depois de um pedido de socorro utilizando o Código Morse.

 

Com a invenção do telefone, no fim do século dezenove, o Código Morse caiu em desuso. Imagine agora, em tempos de internet, que um simples notebook, tablet ou celular te conectam imediatamente com alguém que está do outro lado do mundo. Muitos sequer sabem o que é o Código Morse.

 

Todavia, em situações extremas, como em um naufrágio, por exemplo, somente o Código Morse é capaz de enviar uma mensagem. Por essa e por outras razões, em 24 de maio de 2004, no aniversário de 160 anos da primeira transmissão telegráfica, a União Internacional de Telecomunicações adicionou o caractere "@" (arroba) ao Código Morse, como um "AC" juntos.

 

O novo caractere facilitou o envio de endereços de correio eletrônico por Código Morse. Vale ressaltar que esta foi a primeira adição ao Código desde a I Guerra Mundial.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.