História Hoje: Paulo Freire morria há 20 anos

História Hoje

Publicado em 02/05/2017 - 07:05 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Dois de maio de 1997, morre o educador Paulo Freire.

 

Professor de Língua Portuguesa, graduado pela Faculdade de Direito de Recife, doutor honoris causa por mais de 20 universidades, Paulo Reglus Neves Freire mudou o conceito de educação. Para ele, o ser humano lê o mundo antes de ler a palavra.

 

Certa vez, a caminho da escola, uma criança perguntou ao pai o que aconteceria com sua cabeça quando estivesse repleta de tudo o que a professora estava ensinando. Teria espaço para tantas coisas?

 

O pai a olhou, sorriu e respondeu: “O conhecimento não ocupa espaço. E quanto mais conhecimento, mais livre você será.”

 

Paulo Freire, o educador brasileiro mais conhecido no mundo, dizia que a educação é como a prática da liberdade.

 

É quase impossível falar de Paulo Freire e não lembrar dos primeiros ensinamentos, do giz a correr o quadro na parede, seguindo o doce comando das mãos da primeira professora, do primeiro professor. Se a educação é capaz de provocar mudanças, o professor é quem as torna possíveis.

 

Em uma determinada ocasião, Paulo Freire declarou: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. ”.

 

Dentro dessa linha de pensamento, se aprendemos sempre, podemos afirmar, então, que a educação é continuada. É a soma do que se aprende na vida, também é o conjunto de ensinamentos que se recebe na escola. Seja a escola que se faz sob uma árvore, em um grande centro urbano, em um barraco de taipa, seja no interior ou nas regiões ribeirinhas de nosso país.

 

 

* Pesquisa e Texto: Solimar Luz
   Edição: Patrícia Leite
   Sonoplastia: Messias Melo
 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo