Serviço Geológico alerta para cheia do Rio Negro em Manaus

Monitoramento

Publicado em 04/05/2017 - 09:50 Por Bianca Paiva - Manaus

O segundo alerta da cheia deste ano, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), indica que o nível do Rio Negro deve variar entre 29,15 metros e 29,85 metros, com média de 29,50 metros.


Segundo a gerente de Hidrologia da instituição, Jussara Cury, o comportamento do rio é semelhante ao observado em 2015, quando foi registrada a quarta maior cheia da história. 


Diante desse quadro, a Defesa Civil de Manaus monitora desde janeiro as áreas que podem ser alagadas, principalmente as de risco, como explica o secretário executivo do órgão, Cláudio Belém. 


A estimativa da Defesa Civil municipal é que a cheia do Rio Negro afete 15 bairros da capital. Nos bairros São Jorge e Educandos já estão sendo construídas passarelas. 


Em relação às chuvas, a previsão para os próximos três meses é de normalidade. Para maio, a expectativa é que chova 200 milímetros. 


Seis municípios amazonenses estão em situação de emergência por causa da cheia de outros rios, com 10.530 famílias afetadas. Outros quatro aguardam reconhecimento da Defesa Civil do estado. Trinta e dois estão em alerta e quatro em situação de atenção.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo