Acre registra aumento de casos de conjuntivite devido a seca

Saúde Pública

Publicado em 28/06/2017 - 10:31 Por Michelle Moreira - Brasília

Casos de conjuntivite tem crescido no Acre. Só na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito da Capital, criada para desafogar os atendimentos do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, são registradas cerca de 20 ocorrências por dia.


O número de atendimentos chegou a aumentar em torno de 40% desde o começo do mês de junho. Os números devem permanecer altos até agosto, devido ao período de seca no estado.


São três os tipos de conjuntivite: viral, bacteriana e alérgica. No caso da doença provocada por vírus e bactéria, a enfermidade é contagiosa. Mas, como explica a gerente de Assistência da UPA, Gleiciany Miranda, é necessário o contato direto para que ocorra a transmissão.


“É necessário contato com o meio contaminado para que ocorra a infecção. No caso, o veículo de transmissão é a mão. Então, mesmo que você esteja dialogando com uma pessoa, você teria que ter contato com algo contaminado para que ocorra a contaminação”.


Gleiciany esclarece que os principais sintomas são inchaço nos olhos, coceira e vistas avermelhadas. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve buscar uma unidade de saúde.


A recomendação para quem já contraiu a doença é recorrer a compressas de água gelada fazendo uso de um tecido macio e limpo, usar óculos e, além de lavar bem as mãos  fazer uso do álcool em gel.


Para quem está livre da doença, a dica é evitar o contato com pessoas contaminadas e manter as mãos limpas.

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo