ONU promove no Rio seminários e eventos culturais para celebrar Dia Mundial do Refugiado

01:16 Geral, Notícias 19/06/2017 - 08h42 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

Para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado dia 20 de junho, o escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil organizou uma série de atividades no Rio de Janeiro.

 

Até o dia 27 de junho, o público vai poder conferir filmes com diferentes perspectivas sobre o tema na Mostra Olhares sobre o Refúgio. As produções nacionais e estrangeiras serão exibidas às terça-feiras no Instituto Oi Futuro, no Flamengo, na zona sul da capital fluminense. No dia 20, vai ser lançado o relatório Tendências Globais, com dados atuais sobre a situação dos refugiados no mundo.

 

No mesmo dia, a ONU também lança a campanha Crianças em Fuga para proteger refugiados vítimas da violência no Triângulo Norte da América Central.

 

O Museu do Amanhã promove no dia o seminário Vozes do Refúgio, que vai abordar o impacto das mudanças climáticas sobre o deslocamento forçado no mundo.

 

E, no dia 21, o Museu inaugura a exposição fotográfica Vidas Deslocadas. Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Acnur), vivem atualmente no Brasil em torno de 10 mil refugiados. A maioria vem da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo.