Presídios do Tocantins devem perder gestão privada

Justiça

Publicado em 22/06/2017 - 08:01 Por Maíra Heinen - Brasília

A empresa Umanizzare Gestão Prisional Privada deve suspender as atividades na Unidade Prisional de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, e na Casa de Prisão Provisória de Palmas, no Tocantins. A decisão é do Tribunal de Justiça do estado e a suspensão deve começar a partir de 31 de julho. 


Na determinação, o juiz Roniclay Alves de Morais lembrou da obrigatoriedade de concurso público para atividade fim e a vedação à transferência para mão de obra terceirizada.
 

O magistrado aponta entre os serviços prestados pela empresa, serviços técnicos e assistenciais, de segurança e de identificação, que, conforme a decisão, são desdobramentos de atividades fim diretamente ligadas ao dever de vigilância do estado.
 

Durante o período de transição, segundo a decisão, o estado deve contratar novos prestadores de serviços para as atividades que não sejam de atribuição de servidores efetivos e deverá cessar os pagamentos relacionados aos contratos com empresa.
 

A decisão é liminar e atende a Ação Civil Pública contra a Umanizzare, o governador Marcelo Miranda e a secretária de Justiça e Cidadania, Gleidy Braga. 


Até o momento, governo e empresa ainda não se manifestaram sobre a decisão.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo