Protestos marcam greve contra reformas do governo federal

Greve Geral

Publicado em 30/06/2017 - 20:26 Por Solimar Luz - Brasília

A sexta-feira (30) de greve geral, convocada por centrais sindicais e movimentos sociais, foi marcada por manifestações em várias cidades brasileiras.

 

Os protestos contra as reformas trabalhista e da Previdência foram registrados em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, entre outras.

 

Na capital federal, o transporte público parou. Ônibus e metrô não funcionaram mesmo com decisão da justiça de manter 30% da frota em circulação.

 

Os bancos também não abriram as portas nesta sexta-feira (30).

 

O trânsito foi interditado na Esplanada dos Ministérios.

 

Policiais militares montaram cordões de revista nos acessos de pedestres à área. Cerca de 3 mil homens reforçaram a segurança durante todo o dia de manifestação.

 

Em São Paulo, os protestos se concentraram na Avenida Paulista, mas também ocorreram no Aeroporto de Congonhas. O movimento de embarque e desembarque seguiu normalmente.

 

Pela manhã houve bloqueio de vias como Avenida Washington Luís e de pontos da Rodovia Régis Bittencourt.

 

Segundo a Central Única dos Trabalhadores, bancários, professores, petroleiros e profissionais da saúde participaram da greve.

 

No Rio de Janeiro, a cidade ficou em estágio de atenção devido a retenções e bloqueios no trânsito. 

 

Os principais pontos de mobilização foram na região central, em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual e também na Avenida Brasil, que chegou a ser interditada pela manhã.

 

As agências bancárias da Caixa Econômica e do Banco do Brasil ficaram fechadas.

 

Em Aracaju, Sergipe, 40 categorias aderiram à greve geral, segundo centrais sindicais. Os mercados municipais não abriram.

 

De acordo com a Polícia Militar, três pessoas foram detidas quando se preparavam para fechar a ponte que liga Aracaju à cidade de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana.

 

Em Pernambuco,  apesar de não aderirem oficialmente à greve geral, os rodoviários realizaram uma manifestação no centro do Recife. Já os metroviários paralisaram as atividades.

 

Em Curitiba, os petroleiros aderiram parcialmente à greve.

 

Já os bancários, vigilantes e profissionais da educação cruzaram os braços.

 

O Hospital de Clínicas, ligado à Universidade Federal do Paraná, ficou fechado.

 

Em Belo Horizonte, os professores e os metroviários aderiram ao movimento de paralisação. Manifestantes fizeram atos no centro da cidade, e chegaram a interditar algumas vias.

 

Em Boa Vista, foi decretado ponto facultativo pelo governo do Acre por causa do feriado municipal de São Pedro, que foi nesta quinta-feira (29). Com isso, os serviços públicos não foram afetados pela greve.

 

O governo federal argumenta que as reformas são necessárias para o ajuste fiscal das contas públicas, retomada do crescimento da economia e geração de empregos.

 

Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo