Rio amplia vacinação contra a gripe para toda a população

02:23 Geral, Notícias 05/06/2017 - 17h22 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população e prorrogou a campanha até a sexta-feira desta semana.

 

Inicialmente, a imunização estava sendo feita apenas para o público alvo, formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe.

 

A decisão de disponibilizar a vacina para toda a população foi tomada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses para todo o país e por causa da baixa adesão. Nos municípios do Rio, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda é de 74% , quando a meta é vacinar 90%.

 

Até o dia 2 de junho, cerca de dois milhões e oitocentas mil doses tinham sido aplicadas em todo o estado. Ainda segundo a secretaria, todas as vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde já foram disponibilizadas para os 92 municípios fluminenses.

 

A vacina contra a gripe tem o objetivo de reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus e é aplicada às vésperas do inverno, período de maior incidência da doença. A virologista da Fiocruz, Marilda Siqueira, afirma que a vacina não provoca a doença e ressalta a importância da imunização.

 

Os locais de vacinação podem ser consultados pela internet, na página da Secretaria Municipal de Saúde, ou pelo telefone, no número 1746.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique