Viva Maria: Fórum internacional debate novos olhares sobre a Amazônia

09:06 Geral, Notícias 06/06/2017 - 04h04 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Nesta edição Viva Maria se solidariza com os povos da floresta que habitam um país desconhecido pelo próprio Brasil. Falo do povo do Meio que insiste em existir, contanto que possam receber notícias do mundo de cá através das ondas sonoras da Rádio Nacional da Amazônia, que por sinal devido a um problema técnico está fora do ar há quase três meses*.

 

Impossibilitados da escuta, essa brava gente brasileira, resolveu quebrar o silêncio: acabaram de escrever uma carta cobrando providências urgentes. Letícia Leite, ambientalista do Instituto Socioambiental, ISA, que conhece bem cada um dos moradores da Resex do Riozinho do Anfrisio na Terra do Meio, traduz a importância dessa emissora na vida da comunidade.

 

Mas ainda bem que, a partir de hoje, as vozes da floresta se farão ouvir no Fórum Internacional sobre a Amazônia (FIA), que acontece até sexta-feira, dia 9 de junho, na Universidade de Brasília (UnB). Quem fala conosco sobre é a professora Enaile do Espírito Santo Iadanza, que é do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) e integra também o coletivo do Neaz, que é o Núcleo de Estudos Amazônicos.

 

Vamos saber dela quais os grandes eixos do Fórum Internacional sobre a Amazônia.

 

Diga lá, professora!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesso aqui as edições anteriores.

 

A Rádio Nacional da Amazônia, uma das emissoras que compõem a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), está fora do ar porque a subestação de energia de Brasília, que alimenta as transmissões em ondas curtas, foi atingida por uma sequência de raios. A EBC está tomando todas as providências para retomar as transmissões no período mais breve possível. Os ouvintes podem acompanhar a progrmação pela internet, no site das Rádios EBC.