Ação em Boa Vista alerta população de Roraima contra hepatite

01:40 Geral, Notícias 28/07/2017 - 09h34 Brasilia Embed

Ariane Póvoa

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima realiza, nesta sexta-feira (28), uma ação para alertar a população sobre os perigos da doença.


As atividades acontecem na Feira do Passarão, no Bairro Caimbé, em Boa Vista, das 14h às 18h. A ação tem foco no público adulto, a partir de 20 anos de idade.


Serão realizados testes de glicemia, teste rápido de hepatite, aferição da pressão arterial, corte de cabelo, distribuição de preservativos e vacinação contra hepatite.


Em Roraima, de 2010 a 2016 foram registrados quase 1,5 mil casos confirmados de hepatites virais.

 

O diagnóstico ocorre por meio de exame de sangue, que tem marcadores sorológicos específicos para cada tipo de hepatite.


A hepatite A era a de maior incidência em Roraima, até 2014. A vacina para esse tipo pode ser administrada a partir de 15 meses de idade até 5 anos incompletos, em dose única.


O tipo de hepatite que tem o maior número de registros no estado é o B. Em 2015, foram 80 casos confirmados da doença e, em 2016, 105. A vacina contra a hepatite B é administrada em três doses.


Já a hepatite C é a mais difícil de ser diagnosticada, por ser silenciosa. Não existe vacina contra a hepatite C, porém, o tratamento garante 90% de cura.

 

O acompanhamento das hepatites virais agudas é feito nos postos de saúde. Já os casos crônicos são acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique