Empregados demitidos da UTC protestam contra demissões

01:47 Geral, Notícias 12/07/2017 - 15h04 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

Empregados da UTC Engenharia protestaram contra a demissão em massa de funcionários da empresa.


A manifestação foi realizada nessa terça-feira, na porta da sede da Petrobras na Praia Campista, em Macaé, no norte fluminense, já que a grande maioria dos demitidos eram terceirizados que prestavam serviço à estatal. 


Segundo o sindicato da categoria, cerca de 2 mil funcionários receberam o aviso de demissão por telegrama, nessa segunda-feira (10).


No comunicado, a UTC alega que as rescisões ocorreram em decorrência de motivos técnicos, econômicos e financeiros. Ainda segundo o sindicato, a onda de demissão deve continuar e pode atingir outros 2 mil funcionários da UTC, nos próximos dias. 


Em nota à imprensa, a UTC informou que a paralisação de atividades nas plataformas da Petrobras ocorreu por decisão da Petrobras e que essa foi a causa das demissões.


Já a estatal respondeu que a interrupção dos serviços ocorreu de forma unilateral e por decisão da UTC. A Petrobras informou que não solicitou a desmobilização do efetivo da empreiteira, pois os contratos ainda estão em vigor e as obrigações assumidas pela Petrobras estão sendo regularmente cumpridas.


A UTC, investigada na Operação Lava Jato, foi uma das construtoras envolvidas no esquema de propinas com a Petrobras, a Eletrobras e a Valec.


Na segunda-feira, a empresa assinou acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União e se comprometeu a pagar R$ 500 milhões em multa, como forma ressarcimento aos cofres públicos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique