História Hoje: Indígenas brasileiros foram alforriados há 408 anos

02:49 Geral, Programetes 31/07/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Carmen Lúcia

Em 31 de julho de 1609, os indígenas brasileiros foram alforriados.

 

Quando os portugueses chegaram no Brasil, havia mais de 2 milhões de índios somente no litoral da Bahia. 

 

Antes do descobrimento, em 1500, os historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no país.

 

A maioria era chamada de tupi. Contudo, havia uma divisão dos povos indígenas por troncos linguísticos e além dos Tupis, se destacavam os Jês, os Nu aruak e os Karibi.

 

Os índios viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Dos rios,  animais e plantas extraiam alimentos e remédios. Dependiam exclusivamente da natureza para sobreviver. Mas cada povo tinha seus costumes, crenças e tradições.

 

Desde o início da colonização, os índios lutaram por liberdade. Mas, foi somente em 1549, com a chegada dos Jesuítas, que o cativeiro indígena foi mais fortemente combatido. Vale destacar que antes da chegada dos portugueses a escravatura não era uma prática no Brasil.

 

Por falta de escravos negros, os índios foram dominados e obrigados a trabalhar nas fazendas e na cidade. A libertação dos índios causaria uma enorme perda econômica. Sem mão de obra escrava, a alforria indígena seria fatal para a província.

 

A resistência para manter os índios escravizados era enorme. E foi preciso a intervenção da Coroa portuguesa.

 

Antes da chegada do Padre Antônio, vieram para o Brasil outros padres e um novo capitão-mor que trazia uma carta do rei de Portugal alforriando os índios da província.  Mas mesmo com a lei em vigor os índios continuavam sendo escravizados. Muito tempo se passou até que a liberdade fosse realmente conquistada.

 

O padre Jesuíta Antônio Vieira foi um dos principais responsáveis pelo processo de aldeamento e foi também figura essencial na real implantação da lei de libertação dos indígenas.

 

Historicamente muitas aldeias brasileiras foram dizimadas. Atualmente, há somente cerca de 400 mil índios no Brasil.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.