MPF quer estudo da Funai sobre situação do povo Bororo

Inquérito

Publicado em 03/07/2017 - 21:12 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público Federal em Mato Grosso recomendou que a Funai realize um diagnóstico econômico e social da Terra Indígena Merure, do povo Bororo.


A Fundação deverá promover um estudo antropológico, social e econômico para identificar as principais necessidades do povo no desenvolvimento sustentável da terra. Segundo o Ministério Público, devem ser levadas em conta as características da história, da cultura e a dinâmica social da comunidade.


Segundo o MPF, a comunidade vive em estado de miséria, situação que não tem a ver com o modo de vida das populações indígenas, mas com as necessidades básicas que surgem pela convivência com não índios.


O pedido vem após abertura de inquérito para apurar situação social e problemas de alcoolismo entre os indígenas.


Em maio desde ano, três indígenas bororo foram presos realizando pedágio na BR 070. Na ocasião, relatos apontavam que os índios estavam visivelmente embriagados e armados com facões e bordunas.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo