Projeto quer estimular plantio de árvores em Manaus

02:33 Geral, Notícias 23/07/2017 - 11h38 Brasília Embed

Michelle Moreira

No Amazonas, um projeto desenvolvido pela Corregedoria de Justiça do estado e parceiros, entre eles a prefeitura de Manaus, pode mudar a realidade da cidade que está entre as capitais menos arborizadas do Brasil, segundo o IBGE.

 

O município amazonense só perde para Belém, outra capital da região norte, que tem apenas 22%  de área verde urbana.

 

A ideia  é que cada família receba no ato do registro do bebê um certificado de uma muda de planta típica da Amazônia plantada em área reservada para o projeto. E o mais interessante, vai ser possível localizar a árvore por meio de georreferenciamento, ou seja, a identificação por meio de coordenadas geográficas.

 

Até o momento já são mais de 600 árvores que devem ser destinadas aos pequenos manauaras. O plantio é gradual e deve chegar em breve a dez mil mudas. Já os nascimentos, de acordo com a corregedoria, chegam a 200 ao mês na maternidade municipal Moura Tapajós, escolhida como instituição piloto do projeto.

 

O juiz e coordenador do projeto, Adalberto Antônio, fala sobre a ironia de Manaus contar com poucas árvores e destaca que o intuito é de que a criança já nasça como um defensor da natureza.

 

O magistrado explica que a ideia inicial era que a família se responsabilizasse pela árvore, mas como o novo integrante da família demandaria mais responsabilidade ficou definido que os responsáveis se comprometeriam a ensinar para a criança a importância de preservar o meio ambiente.

 

A expectativa é que dentro de um ano, duas maternidades estaduais também façam parte do programa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique