Doze peixes-bois são preparados para serem soltos na Amazônia

01:17 Geral, Notícias 10/08/2017 - 10h03 Manaus Embed

Bianca Paiva

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), se prepara para mais uma etapa do processo de soltura de peixes-bois na natureza, no Amazonas.


Doze animais, que estão há seis anos em cativeiro, serão levados na próxima semana para uma área de semi-cativeiro, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.


São sete fêmeas e cinco machos que vão morar, por pelo menos um ano, em um lago semi-natural de piscicultura com 13 hectares de extensão e profundidade média de 2 metros, que apresenta as condições ideais para a readaptação gradual dos animais ao ambiente natural.


A ação vai iniciar na madrugada da próxima terça-feira, dia 15, e prosseguirá na quarta-feira e quinta-feira. Quatro peixes-bois vão ser transportados em cada dia.


O trabalho faz parte do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia, do Inpa com o apoio do Projeto Museu na Floresta, uma parceria com a Universidade Kyoto, do Japão.


A maioria dos peixes-bois resgastados é vítima da caça ilegal e chega ao Instituto ainda filhotes e muito debilitados. As ações de reabilitação e soltura começaram em 2008 e até agora 12 animais já foram devolvidos à natureza.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique