Publicado em 10/08/2017 - 15:11 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro
A crise no Rio de Janeiro já está afetando até o reveillon. A Prefeitura da capital publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, que nenhuma empresa demonstrou interesse em patrocinar a tradicional festa da virada para 2018.
De acordo com o edital divulgado no início de julho, a prefeitura pretendia arrecadar R$ 30 milhões em patrocínio, divididos em uma cota principal de R$ 12 milhões e outras seis de R$ 3 milhões cada.
Vinte e sete empresas demonstram interesse e retiraram o edital, mas o prazo para apresentação de propostas acabou no último dia 4 sem nenhuma oferta, e o certame foi considerado “deserto”.
O resultado obrigou a prefeitura a mudar de estratégia. Agora, em vez de esperar os patrocinadores, a Riotur, Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, vai buscar quem queira bancar a festa.
Com este objetivo, o presidente da instituição, Marcelo Alves, embarcou para São Paulo, nesta quarta, para conversar pessoalmente com empresários.
Apesar da situação, Alves afirmou em nota que a realização do reveillon está garantida, mesmo que a festa tenha que ser bancada com recursos do município. Segundo ele os recursos da inciativa privada serão usados apenas para aumentar a festa.
O orçamento de R$ 30 milhões estipulado para o reveillon de 2018, é bem maior do que os dos últimos anos, que variava entre R$ 5 a 10 milhões.
Segundo a Riotur, o motivo é a mudança na programação da festa. O planejamento para este ano é de que o evento dure 10 dias, de 26 de dezembro a 6 de janeiro, com atrações em todas as regiões da cidade.