História Hoje: Há 85 anos, nascia Abebe Bikila, o maior maratonista de todos os tempos

02:47 Geral, Programetes 07/08/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Carmen Lúcia

Em 7 de agosto de 1932, nasce na Etiópia, Abebe Bikila, o atleta descalço que entrou para hall dos grandes vencedores.

 

Bikila,  encheu os pulmões de ar pela primeira vez na pequena Vila de Jato – afastada cerca de 8 quilômetros da capital Etíope. E parecia não perder o fôlego nunca.

 

Se tornou o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas e é considerado, por especialistas, o maior maratonista de todos os tempos.

 

O jovem filho de um pastor de ovelhas do interior da Etiópia tinha um sonho, melhorar a vida humilde que a família levava. E foi com essa determinação que ele saiu do lugar onde nasceu, partiu a pé para Mendida e se alistou para a guarda imperial.

 

No Exército, despertou a atenção de Onni Niskanen – técnico contratado pelo governo para descobrir e treinar atletas em potencial.

 

Abebe Bikila treinava descalço e foi assim que ele cruzou e venceu a primeira maratona Olímpica que disputou.  Bikila não estava na equipe. Foi incluído de última hora, no lugar de Wami Biratu, que havia quebrado o tornozelo.

 

A Adidas, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de 1960, tinha poucos pares de tênis disponíveis quando Bikila foi experimentar um deles para usar na corrida. Nenhum o deixava confortável e ele resolveu correr – assim como em seus treinos –, descalço.

 

Sessenta e nove participantes estavam na prova, disputada pela primeira vez à noite, com guardas italianos segurando tochas ao longo do caminho. 

 

Bikila cruzou a faixa de chegada, sob o Arco de Constantino, com o tempo de 2 horas 15 minutos 16 segundos. Um recorde mundial. 

 

Ele voltou à Etiópia como herói nacional, como o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Em seu retorno, a frase mais ouvida por Bikila revelava o sentimento de uma nação:

 

“foram necessários um milhão de soldados italianos para invadir a Etiópia, mas apenas um soldado etíope para conquistar Roma”. 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.