Inscrições para mulheres rurais que tenham uma boa história para contar vão até esta terça

01:56 Geral, Notícias 14/08/2017 - 15h20 Brasília Embed

Renata Martins

Elas são protagonistas! De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as mulheres rurais desempenham papel fundamental nas funções regionais de segurança alimentar.

 

Mas a FAO aponta que elas têm menos acesso a recursos produtivos como terra, água, crédito e formação e enfrentam taxas mais elevadas de pobreza, insegurança alimentar e obesidade. Fatores que, somados, impedem as mulheres rurais de desenvolver o pleno potencial.

 

Este ano, a campanha internacional Mulheres Rurais, mulheres com direitos pretende tornar visível a situação atual e as experiências dessas personagens na América Latina e no Caribe. No Brasil, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário lançou o concurso Vozes, Imagens, Histórias e Experiências das Mulheres Rurais. A iniciativa vai premiar relatos de agricultoras que atuam pela redução das desigualdades de gênero no meio que vivem.

 

As ganhadoras vão participar da II Conferência de Mulheres Rurais, no final de setembro, em Assunção, no Paraguai. São duas categorias: relatos de vida, com o testemunho de mulheres que vivem e trabalham nas áreas rurais do Brasil; e experiências de organizações, que vai premiar boas práticas que apresentem exemplos de melhoria da qualidade de vida das agricultoras e do entorno comunitário.

 

As inscrições vão até esta terça-feira, 15 de agosto. O primeiro passo para participar é preencher um formulário disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No próprio documento, tem as instruções para o envio do material. As experiências poderão ser apresentadas em forma de áudio, vídeo, texto, imagem ou fotografia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique