Polícia Federal prende quadrilha que fraudava INSS no Rio

Benefício

Publicado em 28/08/2017 - 20:14 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira, a Operação Nômades contra integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes a benefícios assistenciais ao idoso, da LOAS, a Lei Orgânica da Assistência Social , da Previdência Social.


Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e nove mandados de condução coercitiva no distrito de Santa Maria, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

 

De acordo com a PF, a associação criminosa, formada por três irmãos, utilizava documentos falsos em nome de pessoas fictícias para obter, de forma irregular, centenas de benefícios de prestação continuada.

 

De acordo com o delegado Vinicius Venturini, responsável pelas investigações, da quadrilha fazia parte um grupo de ciganos instalado no município de Campos.

 

Segundo ele, “a partir da descoberta, a Justiça mandou bloquear quase 7 milhões de reais da quadrilha, que estavam em contas de laranjas, que retornarão aos cofres da Previdência Social”.O prejuízo total estimado foi de cerca de 13 milhões de reais à Previdência Social.

 

A operação Nomades é um desdobramento da Operação Registru, deflagrada em abril do ano passado, que apurou a emissão irregular de certidões de nascimento tardias pelos antigos responsáveis pelos cartórios de registro civil de Travessão e Vila Nova, sem que houvesse o cumprimento dos requisitos legais.

 

Na ocasião, foi apurada a utilização de tais documentos junto ao INSS visando a obtenção irregular de benefícios.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo