Viva Maria: Mulher rural, corra e conte sua história porque ela pode ser exemplo para outras Marias

08:34 Geral, Programetes 09/08/2017 - 08h13 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Contagem regressiva para o encerramento do Consurso Vozes, Imagens e HIstórias e Experiências das Mulheres Rurais termina no próximo dia 15, terça-feira. Anota aí no calendário, Maria! Não esqueça porque é muito importante que você se anime a participar.

 

Para nos explicar como funciona, nós vamos chamar Bruna Dariva, ela que é trabalhadora rural no sul do país e se tornou, pela excelência de seu trabalho, embaixadora da campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos. Bruna, de 28 anos, administra, em Erexim, junto com os pais, uma propriedade rural familiar, onde eles têm uma agroindústria.

 

A campanha é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com outras entidades. Lembrando que relatos de vida e experiências de organizações são as categorias do Concurso, Vozes e Imagens.

 

Este programa de hoje (9) também é uma homenagem a uma Maria Quarqué, uma homenagem a todas as mulheres trabalhadoras rurais, na pessoa de Quênia Silva, que mora em Xinguara, sudoeste do Pará. Com seu poema Uma Maria Quarqué, ela ganhou o mundo da literatura, sem abandonar o campo.

 

Bruna faz uma convocação também: mulheres rurais estarão reunidas, de 27 a 29 de setembro, em Assunção, Paraguai, na II Conferência das Trabalhadoras Rurais. As ganhadoras do concurso vão participar da conferência, onde ocorrerá a premiação oficial.

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.