Bailique no Amapá sofre com constante falta de energia

Amapá

Publicado em 26/09/2017 - 20:53 Por Maíra Heinen - Brasília

Cerca de 40 comunidades do Arquipélago do Bailique, no Amapá, enfrentam constantemente os problemas decorrentes da falta de energia.


No distrito, que fica a 180 quilômetros da capital Macapá, serviços básicos e ações cotidianas precisam ser muito bem planejados porque o risco de apagão é alto.


A enfermeira Maria Léia, que atua numa unidade básica de saúde local, conta que no dia a dia deixa o jaleco de lado, porque o calor é forte e sem energia não há como manter ligado o aparelho de ar-condicionado. A chegada de vacinas, por exemplo, demanda uma logística complexa para impedir a perda de medicamentos.

 

Sonora: “A gente tá trazendo, desde fevereiro, 15 dias vem vacina pra cá, mas a gente tem que fazer toda uma logística: ter condições de funcionar nosso motor aqui na unidade, conversar com alguns comerciantes que tem motor e se falhar o nosso a gente manter e conservar essa vacina. Mas assim, foi assim que a gente conseguiu colocar o calendário vacinal em dia, das crianças. E é muita responsabilidade porque se a gente não conservar isso a gente pode perder vacina, e se a gente perder dose a gente responde via Ministério Público Federal”

 

Maria Léia relata que atividades simples como conservar alimentos ou voltar para casa à noite depois do trabalho, ficam mais complicadas. Segundo a enfermeira, até a Agência dos Correios vem funcionando de forma precária devido à falta de energia.


Por telefone a assessoria da CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá – explicou que o problema tem relação com o fenômeno de terras caídas, uma espécie de erosão causada pela força das águas do rio.


De acordo com a Companhia, no início dos anos 2000 os postes de energia elétrica nas ilhas foram instalados muito próximos à beira do rio e qualquer erosão derruba as instalações.


A assessoria disse ainda que a empresa está buscando soluções para o problema junto ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo