Desativação do terminal 2 do aeroporto de Manaus é suspensa

02:17 Geral, Notícias 13/09/2017 - 10h06 Brasília Embed

Renata Martins

A desativação de terminal 2 do aeroporto de Manuas será reavaliada e voos regionais estão mantidos no anexo conhecido como Eduardinho.

 

A definição ocorreu após reunião do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, com deputados e senadores do Amazonas. O presidente da Infraero, Antônio Claret, também estava no encontro, que ocorreu nesta terça-feira (12). Quem garantiu a medida foi o próprio ministro.

 

Não há prazo para nova definição. A Infraero chegou a anunciar que o terminal 2 seria desativado em agosto. De acordo com a empresa, o complexo inteiro tem capacidade operacional para receber 13 milhões de passageiros por ano e não está recebendo nem 30 % disso. Já o terminal 2 recebe, mensalmente, menos de 500 passageiros. Para a Infraero, a medida traria economia.

 

Os parlamentares destacaram a repercussão negativa no estado com o anúncio da desativação do terminal 2. Para o deputado federal Átila Lins, coordenador da bancada amazonense, é necessário encontrar uma solução que não prejudique nem os passageiros, nem as companhias de aviação regional.

 

Outra ponderação dos parlamentares foi a preocupação dos aeroviários. Os trabalhadores temem que a medida gere desemprego. O presidente da Infraero negou essa possibilidade.

 

O aeroporto de Manaus é um dos maiores terminais de cargas do país.