Fortaleza terá primeira ciclovia-modelo do Brasil

02:34 Geral, Notícias 09/09/2017 - 10h46 Fortaleza Embed

Edwirges Nogueira, da Agência Brasil

Os ciclistas de Fortaleza terão um novo espaço de trânsito na capital, a partir de um projeto-piloto elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério das Cidades e a prefeitura.

 

A ciclovia-modelo, de sete quilômetros, vai passar por duas grandes avenidas do lado oeste da cidade.

 

O projeto-piloto faz parte do Programa de Mobilidade de Baixo Carbono, elaborado a partir do Acordo de Paris e do compromisso do Brasil de reduzir as emissões de carbono até 2030.

 

O estudante de Biblioteconomia Ivan Ribeiro, 35, pedala com frequência nessas vias rumo ao trabalho. A bicicleta é hoje o principal meio de transporte dele na cidade.

 

Sonora: “Tem trechos dessas avenidas em que é relativamente tranquilo pedalar. Noutros, as pistas são estreitas e é difícil dividir o espaço com os carros. Eu não me sinto totalmente seguro, pois esses trechos complicados são maioria. Com a ciclofaixa, isso pode ficar mais adequado. Com a adoção da ciclofaixa, as pessoas vão começar a aderir.”


Fortaleza receberá a ciclovia-modelo porque já possui uma ampla malha cicloviária, de 214 quilômetros.


Acompanhe na reportagem de Edwirges Nogueira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique