A menos de um mês para desligamento da TV analógica, 80% das casas no Rio já têm sinal digital

02:18 Geral, Notícias 28/09/2017 - 10h06 Rio de Janeiro Embed

Nanna Pôssa

Faltando menos de um mês para o desligamento do sinal analógico da TV aberta em vários municípios do Rio de Janeiro, cerca de 80% das famílias já sintonizam o sinal da TV digital em casa. O dado foi apresentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nessa quarta-feira (27). Presidente da agência, Juarez Quadros, diz que é necessário atingir o índice de 93% antes o desligamento analógico, previsto para o dia 25 de outubro.

 

Sonora: “O sinal é excelente. Áudio e imagem são fenomenais. Quanto ao sinal, os televisores em que é necessária a equipagem com o adaptador, isso só é necessário nos televisores mais antigos, de tubo e os de tela plana fabricados antes de 2011.”

 

Para ampliar esse índice, kits conversores que estão sendo disponibilizados gratuitamente para os beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica.

 

O presidente da Seja Digital (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV), Antônio Mar-telleto, informa que já foram entregues no Rio 700 mil kits.

 

Sonora: “É muito bom. Estamos passando por uma revolução digital. São 100 mil kits entregues por semana, nas últimas quatro semanas. Nas próximas duas semanas, tem mais de 200 kits para serem entregues. Ainda faltam 500 mil famílias pra receber kits. Então a gente está procurando essas famílias.”

 

Foram montados 60 pontos de distribuição dos kits gratuitos. O desligamento do sinal analógico vai ocorrer no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

 

 

* Com informações de Akemi Nitahara, da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique