Crivella diz que obra em Praia da Macumba é de caráter definitivo

02:58 Geral, Notícias 20/10/2017 - 20h56 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella acompanhado de Engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro vistoriou nesta sexta-feira o trecho do calçadão que há duas semanas  iniciou um processo forte de desabamento na Praia da Macumba, na zona oeste do Rio.

 

Crivella disse que a obra é de caráter definitivo e que a viagem recente que fez a Dubai, nos Emirados Árabes, serviu para angariar recursos para a recuperação do trecho.

 

A reforma está avaliada em R$ 14,5 milhões. Serão feitas obras de aterramento, enrocamento -instalação de bolsas preenchidas de concreto, na frente e atrás do muro do calçadão, além de intervenções para conter a erosão e eliminar qualquer risco de instabilidade do terreno.

 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente informou que a obra começou segunda-feira, e tem  duração prevista de quatro meses. Crivella,  no entanto disse que há chance de a obra durar até menos tempo.

 

A maré alta, a previsão de chuva e fortes ventos no Rio de Janeiro para este  fim de semana aumentaM a possibilidade de novos desabamentos do calçadão da praia. A preocupação maior é dos moradores, como o porteiro Antônio Vieira, que mora na região há cinquenta anos.

 

Em nota, a Prefeitura do Rio informa que busca viabilizar um projeto antigo de instalação de um quebra-mar para impedir o deslocamento da areia pela ação dos ventos e das marés. A obra foi proposta há 17 anos pelo Instituto de Pós - Graduação em Engenharia da UFRJ.