Força Nacional vai atuar no Mato Grosso para garantir obra da hidrelétrica São Manoel

02:10 Geral, Notícias 13/10/2017 - 18h50 Brasília Embed

Ariane Póvoa

Em cumprimento a uma decisão judicial, a Força Nacional está em Mato Grosso para garantir segurança no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, em construção no Rio Teles Pires, na divisa com o Pará.

 

A empresa responsável pela Usina, a São Manoel Energia, alega ameaça de invasão de indígenas Munduruku no local.

 

Apesar de ainda não haver conflito, o juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de Sinop, deu liminar favorável ao pedido da empresa.

 

De acordo com a decisão, os Mundukuru e outras lideranças indígenas não podem realizar qualquer tipo de manifestação ou protesto que prejudique ou impeça o regular andamento do empreendimento. Ainda na liminar, o juiz pede que a decisão seja acompanhada pela Força Nacional e pelo Comando da Polícia Militar.

 

Em nota, o Ministério da Justiça afirma que o contingente da Força Nacional de Segurança foi enviado em atendimento à solicitação do Ministério de Minas e Energia e que o objetivo é garantir a segurança das pessoas e das instalações na região.

 

A indígena Alessandra Munduruku comenta o envio das tropas para o local.

 

Em julho deste ano os índios munduruku ocuparam o canteiro de obras da Usina São Manoel. Entre as reivindicações, na época, estavam: a consulta prévia sobre obras que afetam as áreas indígenas, a demarcação de terras e a liberação do Fundo Munduruku, que deverá financiar a construção de uma Universidade Indígena.

 

Com produção de Mariana Martins.