Goianos já têm acesso a carteira de motorista no celular

CNH Digital

Publicado em 11/10/2017 - 11:16 Por John Matos - Brasília

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital foi lançada oficialmente nessa terça-feira (10). Agora, os motoristas poderão usar o próprio celular para apresentar o documento, quando solicitado, sem precisar mostrar a versão impressa.


Por enquanto, a novidade é apenas para o estado de Goiás, mas a previsão é que esteja disponível em todo o país até fevereiro do ano que vem.


De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o documento digital é seguro e pode substituir o impresso, mas não invalida  o modelo antigo.


“A carteira de motorista física, em papel, continua valendo. Isso significa que tê-la é sempre uma alternativa. O que nós estamos fazendo é facilitar, dar uma outra alternativa, aos brasileiros que se sentem mais confortáveis com o meio digital.”


Para ter acesso à CNH digital, o motorista precisa primeiro ter a nova Carteira de Habilitação, que contém um QR Code, que é um certificado digital que pode ser emitido na sede do Detran.

 

Quem já tiver a assinatura digital pode, então, baixar o aplicativo da CNH-e, no Google Play ou no App Store. Em seguida, o usuário deve usar o certificado para acessar o Portal de Serviços do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito -, para obter um código de ativação.

 

Por último, o motorista usa o código de ativação no aplicativo e cria uma senha de quatro dígitos. É necessário conexão com a internet para acessar o aplicativo pela primeira vez.


A estudante Gabriella Ferreira Almeida, de 18 anos, foi uma das primeiras usuárias do documento digital. Para ela, que acabou de tirar a carteira de motorista, a novidade vai trazer mais praticidade, sem o risco de esquecer a CNH em casa.


“O meu celular está o tempo inteiro no meu bolso. Não vou ter problema com esquecimento de documento. Sempre vou estar com ele aqui, no meu celular, vai ser sempre mais fácil.”


O motorista que for parado dirigindo sem o documento de habilitação comete infração leve e pode ter que pagar multa de R$ 88 e perder três pontos na carteira.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo