História Hoje: Manaus completa 348 anos de fundação

História Hoje

Publicado em 24/10/2017 - 07:00 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Hoje é dia celebração em Manaus, que completa mais um aniversário.


A data de fundação, 1669, remete aos tempos em que era apenas um forte feito de pedra e barro que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões.

 


A  Fortaleza  de São José do Rio Negro ficava à margem esquerda do rio Negro e deu origem em um pequeno arraial.

 


Em 1758 tornou-se  sede da capitania de São José do Rio Negro. Em 1832,  passou à  vila com o nome de Manaós, em homenagem à nação indígena Manaós, que lutou contra a dominação portuguesa e a possibilidade de tornar-se mão-de-obra escrava.

 

Quando recebeu o título de cidade em 24 de outubro de 1848,  foi batizada como Cidade da Barra do Rio Negro. Na época tinha cerca de 3 mil habitantes. E somente em 4 de setembro de 1856 passou a ser chamada de Manaus.

 

No início do século 20, o latex, levou a capital do Amazonas ao apogeu. Manaus foi a cidade mais rica do País por muito tempo.

 

Esta riqueza do ciclo da borracha proporcionou uma reviravolta estrutural, com a implantação de bondes elétricos, sistema de telefonia, eletricidade e água encanada, além de um porto flutuante, que passou a receber navios de diversas bandeiras e tamanhos.

 

Depois da borracha foi criada a Zona Franca de Manaus. A cidade ganhou um comércio de importados e depois um polo industrial onde se concentraram centenas de fábricas.

 

No meio da floresta amazônica, a cidade conheceu riqueza e glamour. Somando aos seus encantos naturais como rios e paisagens repletas de verde, também contou com o ouro e a arquitetura europeia.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo