História Hoje: Saiba mais sobre o encontro há 300 anos da imagem da padroeira do Brasil

03:20 Geral, Programetes 12/10/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Luciano Barroso

Foi  em outubro de 1717 que uma imagem simples e quebrada ampliou a fé de um povo.


Três pescadores,  após várias tentativas de pesca, tiraram das águas escuras do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em uma rede, eles capturaram o corpo da santa e em outra, a cabeça.


Os pescadores que antes não tinham pescado nada, encheram as redes. Apanharam tantos peixes que foram forçados a retornar ao porto, porque as embarcações poderiam afundar. Foi o primeiro milagre da santa.


Naquele dia, eles tentavam conseguir peixes para um banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais. Ele iria ficar na região entre 17 e 30 de outubro de 1717.

 


Antes de levarem os peixes para o banquete, juntaram os pedaços da estátua  e a colocaram num pequeno altar na casa de um deles e agradeceram a Nossa Senhora por aquele milagre.

 


Com a graça, os moradores passaram a se reunir aos sábados, para rezar o terço e cantar a ladainha. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres de Nossa Senhora se espalhava.

 

Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela, no alto do Morro dos Coqueiros, para abrigar a imagem da santa e receber os fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade que tem o mesmo nome.

 

Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.


Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio onze. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio de, por decreto da Santa Sé, em 1904.


Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente 12 de outubro como feriado nacional. Também nesta lei, o Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. A basílica brasileira foi consagrada como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.