Horário de verão começa no próximo domingo

Energia

Publicado em 09/10/2017 - 11:36 Por Sayonara Moreno - Brasília

A partir do próximo domingo, à ZERO HORA, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deverão adiantar os relógios em UMA HORA: DEZ estados mais o Distrito Federal vão aproveitar o período para economizar energia elétrica.

 

São eles, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Segundo o governo federal, a ideia é que as três regiões aproveitem o máximo de luz solar, para economizar energia elétrica, até o dia 18 de fevereiro de 2018, quando acaba oficialmente o horário de verão.

 

Com a mudança de horário, os estados de Roraima, Rondônia e o leste do estado do Amazonas terão DUAS HORAS a menos que o horário de Brasília. O ACRE terá TRÊS horas a menos.

 

No horário de verão que começou no ano passado e durou até o começo deste ano, foram economizados quase 160 MILHÕES de reais, segundo balanço do Operador Nacional do Sistema Elétrico. A economia foi atribuída à redução do uso das usinas térmicas durante o período.

 

Apesar disso, uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico concluiu que o horário de verão não é mais tão eficiente como no passado.

 

Segundo o estudo, a mudança no perfil da sociedade mudou com o passar do tempo: hoje em dia, muitas pessoas não seguem mais o horário tradicional de trabalho e, com isso, passam a chegar em casa já no período da noite.

 

Essa análise chegou a colocar em discussão a eficácia do horário de verão e o governo federal avaliou se haveria adesão para este ano. No entanto, o ministério confirmou que o horário de verão estará valendo a partir do dia 15. Nos próximos anos, a medida ainda não está confirmada.

 

Com a medida, os aeroportos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passam a operar seguindo o horário oficial de Brasília, do horário de verão. A confirmação é da Infraero, que recomenda às pessoas que vão utilizar os serviços aéreos nessas regiões, que consultem as companhias aéreas sobre os horários dos voos.

 

* Matéria atualizada às 19h55 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo