Incêndios em terra Arariboia preocupam autoridades ambientais

01:29 Geral, Notícias 26/10/2017 - 14h40 Brasília Embed

Alex Rodrigues

O fogo voltou a atingir parte da Terra Indígena Arariboia, no sudoeste do Maranhão. Localizada em uma área de transição do Cerrado para a Floresta Amazônica, extremamente vulnerável a incêndios, a reserva de 413 mil hectares vem registrando focos de incêndios quase diários ao longo dos últimos meses.


Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 12 mil indígenas das etnias Guajajara e Awá-Guajá vivem na área, muitos em situação de isolamento voluntário.


Segundo o coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), Gabriel Zacharias, as chamas dos últimos dias preocupam as autoridades ambientais, que já avaliam a necessidade de uma aeronave sobrevoar a área para se certificar da real dimensão do problema.


O monitoramento por satélite dos focos de calor indica que algumas informações preliminares fornecidas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou que correm boca a boca são exageradas.


“Faz dois ou três dias, a Terra Indígena Arariboia voltou a ter uma linha de fogo que os brigadistas já estão combatendo. Estamos com 40 pessoas na área, mas é importante esclarecer que, nos últimos meses, não houve um só momento em que não houvesse um incêndio florestal no interior da terra indígena”, disse Zacharias à Agência Brasil.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.