Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros mantêm visitações fechadas

01:00 Geral, Notícias 13/10/2017 - 09h37 Brasilia Embed

Gésio Passos

As visitações ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região de Alto Paraíso de Goiás (GO), continuam suspensas nesta sexta-feira (13).


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque, disse que a medida é de segurança para os visitantes, pois os focos de incêndio continuam na unidade de conservação. 


Nessa quinta-feira (12), o parque também esteve fechado. Aviões tanque foram usados no combate ao fogo. Cerca de 50 brigadistas também atuaram em terra no para evitar o incêndio. 


A temperatura em Alto Paraíso chega a máxima de 37 graus Celsius (ºC). A umidade mínima pode chegar a 25%. Não há previsão de chuvas. 


Caso haja uma diminuição dos focos de incêndio, o Parque poderá ser reaberto neste sábado (14). Outros atrativos fora do parque, que não foram afetados pelo fogo, estão abertos durante o feriado prolongado.


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.6114 ha do Cerrado. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de 1 bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

 
O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural, em 2001, pela Unesco. Além da conservação, o parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.