Juiz determina que filho de Beira-Mar deixe o presídio

Habeas Corpus

Publicado em 19/10/2017 - 12:30 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liberdade a Marcelo Fernando de Sá Costa, um dos filhos do traficante Fernandinho Beira-Mar.


A decisão divulgada nessa quarta-feira (18), pelo tribunal, tem caráter liminar e estabelece a soltura de Marcelo Costa até o julgamento do mérito do habeas corpus, pela 6ª Turma do STJ. 


Ele e outros familiares de Beira-Mar foram presos em maio, em uma operação da Polícia Federal. Marcelo Costa foi condenado em primeira instância, pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, a 11 anos e sete meses de prisão, pelo crime de tráfico internacional de drogas, por ter mandado trazer 150 quilos de cocaína do Paraguai para o Brasil.


Pela lei, ele poderia recorrer em liberdade. Entretanto, o juiz considerou que isso poderia colocar em risco a ordem pública e Marcelo Costa foi enviado para o presídio Bangú 1, na zona oeste do Rio de Janeiro. 


Mas o ministro Nefi Cordeiro entendeu que a sentença não demostrou com fatos concretos a necessidade da prisão preventiva.


O ministro disse, ainda, que a medida não foi bem fundamentada e usou argumentos genéricos. Nefi Cordeiro também determinou que a prisão seja substituída por outras medidas cautelares que serão definidas pela Justiça Federal no Rio.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo