No ar há 31 anos, Revista Brasil leva notícia atualizada aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília

02:56 Geral, Notícias 12/10/2017 - 11h07 Brasília Embed

Mariana Martins

No dia seis de agosto de 1986, entrava no ar o programa Revista Brasil.

 

Sob o comando do apresentador Valter Lima, o novo programa da Rádio Nacional AM de Brasília foi concebido para mudar a forma de fazer rádio no Brasil.

 

Desafiou os mais descrentes quando se propôs a focar na notícia e fez história nas ondas do rádio, como conta Valter. 

 

SONORA: "Mas é que o rádio para poder sobreviver tem que estar sempre sendo mutante. E o revista chegou para ser um novo modelo de programação dentro do rádio. Focar na notícia."

 

E nessa linha de mudar, repaginar, inovar e renovar, o Revista contou também com a participação da jornalista que também já comandou o programa, Andhra Tavares e que foi responsável por uma das mutações do Revista Brasil nesses 31 anos de vida.

 

SONORA: "Eu fui convidada a fazer a produção e repaginar o Revista Brasil. Ai eu entrei no Revista Brasil e a gente começou a fazer um novo tipo de programa... com entrevistas nacionais, formando uma rede com as nossas emissoras no Rio, na Amazônia. Era o Revista Nacional na época. Não era o Revista Brasil. Hoje o Revista Brasil... era Revista Nacional da Época... E fiquei lá durante anos, quase 20 anos fazendo o programa com o Valter."

 

E nesses anos, que já podem ser contados em décadas, a prestação de serviços sempre foi uma característica da Rádio Nacional e do Revista Brasil.

 

E, não aleatoriamente, dentre casos que marcaram a carreira do apresentador Valter Lima, está o surto de cólera que abalou o  Brasil e o mundo na década de 90. 
 

SONORA: "Em 92 quando se começou a ter notícia que a cólera estava surgindo lá no Alto Solimões o Revista foi deslocado e então formamos uma uma equipe e fomos lá naqueles locais que eu jamais imaginava na minha vida chegar, nas regiões ribeirinhas, nas aldeias indígenas. Passamos 20 dias lá e o foco era justamente contar para as grandes populações que tinha uma equipe lá trabalhando para não deixar o vírus descesse o Solimões e atingir os grandes centros porque senão seria uma catástrofe. Então foi realmente um trabalho muito grande."

 

Sendo um dos programas mais antigos da Rádio Nacional AM de Brasília, o Revista Brasil merece ser saudado neste seu aniversário. Desejamos vida longa ao programa, cuja história de vida se confunde com a história de vida dos que nele trabalham e dos que dele são ouvintes.