Viva Maria: No Outubro Rosa, uma conversa com Lívia Martins para aprender como cuidar das mamas

08:32 Geral, Programetes 24/10/2017 - 08h35 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Nada melhor do que contar com uma amiga do peito para dar um tom maior a esse Outubro Rosa! Por isso, vamos ouvir a doutora Livia Martins, que é ginecologista e fitoterapeuta! Seja muito bem-vinda!

 

Resumo


No programa, Mara Régia explora as principais orientações dadas às mulheres na campanha Outubro Rosa. Segundo Lívia Martins, além de estimular as mulheres a examinar mais vezes a própria mama, o importante é chamar a atenção para as medidas preventivas, como adotar uma boa alimentação, fazer exercícios físicos e evitar desodorantes que contenham parabenos e sais de alumínio. Esses elementos podem inibir a transpiração e ao usar um desodorante contendo-os é como se a mulher estivesse colocando uma rolha que impediria a drenagem. Lívia Martins lembra que a drenagem da mama é feita pela axila. E recorda, ainda, que o câncer de mama tem a capacidade de irradiar para as axilas. Com isso, a ginecologista alerta para a importância de se fazer uma boa higiene da mama e das axilas e também de procurar usar desodorantes naturais.


Ela recomenda que se use desodorantes que contenham óleos essenciais, retirados de plantas aromáticas como o alecrim, a sálvia, a lavanda e que também contenham aloe vera - retirada da planta conhecida como babosa. Outra dica é higienizar as axilas duas vezes ao dia, uma delas na hora de dormir. Outro alerta é procurar uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, e incluir a prática de exercícios na rotina diária. Uma caminhada de 30 minutos ajudaria na prevenção de várias doenças, incluindo o câncer de amama, além de regular o peso e a pressão arterial.

 


 

*Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

 

 

* Esse programa é uma reprise de 06/10/16

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique