Brasiliense já pode pedir a carteira de motorista digital

CNH Digital

Publicado em 16/11/2017 - 14:56 Por Graziele Bezerra - Brasília

Motoristas do Distrito Federal (DF) podem solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. A capital federal é a segunda unidade da Federação a adotar a Carteira de Habilitação, que poderá ser acessada pelo celular. O primeiro estado foi Goiás.


Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor do Detran, Silvain Fonseca, explicou que quem renovou a carteira depois de maio deste ano pode fazer o pedido sem precisar sair de casa.


O aplicativo da CNH Digital já está disponível gratuitamente para download na Google Play e App Store.


“Todos os condutores de veículos que tiveram a carteira emitida a partir de maio, que no verso dela tem o QR Code, já podem entrar no aplicativo CNH Digital, do governo federal, e lá vão preencher os dados e ter acesso”, afirmou o diretor do Detran.


Mais de 200 mil motoristas habilitados têm o QR Code no verso da carteira de motorista.
 

Quem está com a carteira antiga também pode solicitar a CNH Digital. Mas é preciso pedir a segunda via do documento, que já vem com o QR Code. A partir daí, o habilitado liga no 154, ou acessa o site do Detran - detran.df.gov.br.


Nesse primeiro momento, o documento eletrônico será gratuito.


A CNH Digital terá as mesmas informações da carteira de papel, inclusive a data de validade e poderá ser utilizada em todo o território nacional. No caso de ser parado em uma blitz, o agente de trânsito vai utilizar um aparelho que constatará a veracidade do documento.


O Detran do Distrito Federal estima que até 2022, pelo menos 1,5 milhão de motoristas deverão estar com suas carteiras digitais. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), todos os estados brasileiros devem estar prontos para a nova tecnologia até fevereiro do ano que vem.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo